5 razões para ver… Rome

Nesta nova rubrica mergulhamos no tesourinhos da televisão. Gemas mais antigas que merecem ser redescobertas. Cada uma destas séries tem 1001 razões que justificam a vossa atenção e que merecem saltar para o vosso topo de prioridades. Estas são apenas cinco delas…

Elenco

Pois, é aquela do costume, não é? Mas vejam bem, conta com Kevin McKidd e Ray Stevenson nos principais papeis, Ciarán Hinds, Kenneth Cranham, Polly Walker, James Purefoy, Tobias Menzies, Ian McNeice, Max Pirkis, Lindsay Duncan, Indira Varma, Nicholas Woodeson, Kerry Condon, Rick Warden e Lee Boardman. Se esta lista não é suficiente para vos convencer, então deixem-me dizer mais quatro razões...

A história...

Neste caso, literalmente. Roma narra a transição da república para o império romano. As icónicas personagens históricas são-nos mostradas pelo prisma de dois soldados romanos, os verdadeiros protagonistas. No total, são 22 episódios de uma hora que varia entre grandes momentos da história e histórias particulares de cidadãos comuns.

$$$

Rome foi, até Game of Thrones, a série mais cara da HBO. A verdade é que sente isso em tudo o que vemos. Uma co-produção entre a HBO, a BBC (a série co-produzida mais cara da sua história) e a Rai italiana (filmada nos seus estúdios). Dos extras às indumentarias, tudo nos transporta para a Roma antiga (e Egipto). Irá haver sempre séries que vão abusar do orçamento, mas poucas irão transparecer como esta.

Roma não ardeu num dia...mas quase.

Uma versão de Roma e outros locais foram construídos para dar vida à série. Três mil metros quadrados (dos 400 mil) arderam (Nero não teve mão nisso) depois de finalizadas as filmagens da T2. Ainda detém o recorde de maior estúdio exterior construído para uma serie.

Aquela primeira temporada...

É do melhor que já vi em televisão. A segunda não tem a mesma qualidade e em muitos aspectos deixa um trago de "despacho" na boca. Inicialmente estavam planeadas cinco temporadas, mas o custo proibitivo ditou o seu fim. Um filme foi prometido para dar um desfecho mais satisfatório, mas este nunca chegou...

Partilha o post do menino no...