Boardwalk Empire: 5×03 – What Jesus Said

[SPOILERS] E como quem não quer a coisa, ultrapassamos o primeiro terço da temporada. Não sei o que Jesus disse sobre esta recta final até ao momento, mas eu podia estar a gostar mais.

De volta a Atlantic City (finalmente) as coisas parecem não ter mudado muito. Confesso que a personagem de Mickey Doyle sempre me fez comichão. Não só porque parece altamente incompetente para Nucky o ter mantido tanto tempo no seu círculo, como a sua própria voz e riso são capazes de arranhar os neurónios. Como é que esta alma ainda está viva é um milagre! Mas é ele que está à frente do Cabaret da Coxa, que está bem pior frequentado desde a última vez que o vimos…

O plano de reforma não está a correr completamente de feição para Nucky, mas o que não falta é alternativas. Com o Senador fora do caminho, entra um forte jogador em campo, de uma família que viria a tornar-se a realeza dos Estados Unidos (ou pelo menos a sua versão mais parecida). As interacções de Nucky com Kennedy foram mesmo o melhor de um episódio em que mais de metade não se aproveitou. A nova personagem tem carisma e deu-nos o suficiente para para ignorarmos tanto almoço e bebidas (ou ausência delas) ao longo de todo o episódio.

Entretanto, no segundo capítulo dos Condenados de Shawshank, Chalky continua a fuga com o seu aliado forçado. Todo este arco foi uma uma enorme perda de tempo e um festival de bocejos. Buck está muito bem representado, mas não nos interessa, não agora. Parece que Boardwalk está a agarrar-se a Chalky, uma personagem que já foi importante e interessante, mas que não está a ser agora. Esperemos que aquela marretada seja o impulso necessário para ele voltar a Atlantic City e fazer algo de jeito para a história, que reganhe o papel de jogador-chave que adquiriu nas ultimas temporadas.

Margaret, essa, aprendeu rápido a roubar dinheiro… oh exílio a quanto obrigas! Parece que Rothstein disse-lhe para lá dos Portões do Céu para levantar o dinheirinho dele, ela só obedeceu. Mas a viúva não partilha do mesmo sentimento de compaixão e ameaça-a com uma velha ligação, uma ligação que embora interrompida, nunca foi verdadeiramente quebrada. Confesso que antecipo este reencontro. Margaret por si só não tem interesse, mas em conjunto com Nucky, com o passado que têm, pode haver algo para contar. Especialmente porque Nucky é diferente perto dela (o seu sorriso diz isso mesmo) e porque há o factor Sally e como isto de desenrolará em termos de possível triangulo amoroso (odeio-os por natureza, mas vá).

O jovem Nucky anda a aprender que as mulheres conseguem ser manipulativas desde tenra idade e arranjou logo uma que sabe a passagem da Biblia com o seu nome…what a catch! E não há muito mais a dizer sobre os flashbacks esta semana… Ultima nota para o regresso de Narcisse. A última vez que o vimos estava a vomitar tudo o que sabia ao FBI, e custa-me acreditar que tenha passado tão incólume pela cortina da Justiça, mesmo com as informações que forneceu, mas lá anda ele. Serviu para mostrar que os degraus por uma unificação de Nova Iorque estão a ser subidos sobre uma corrente de sangue.

Um episódio com várias referências religiosas, desde a palavra de Jesus em relação ao perdão, às escrituras da Bíblia e um possível destino para outro Enoch numa outra história. Será esta uma premonição para o final?

“Enoch walked with God and he was no more.”

Notas:

  • Ficamos então a conhecer a primeira mulher de Nucky, a espevitada Maebel.
  • Nucky recebe uma carta de Nellie Bly. Teorias que li: A verdadeira Nellie Bly morreu em 1922 e ficou conhecida por ser uma jornalista que retratava as pobres condições nos hospícios. Poderá ser Gillian a tentar entrar em contacto com Nucky. Outra teoria é de que foi um dos filhos de Margaret a avisar da chegada da mãe. No episódio 2×08 Nucky brinca com Teddy ao jogo de tabuleiro “Around the World with Nellie Bly” e pede-lhes que o chamem de pai.
  • Aquele miúdo de 16 anos com fome é um agente da policia ou membro de possível gangue rival… ou então o filho de Jimmy…
Partilha o post do menino no...