Person of Interest: 1×09 – Get Carter

[SPOILERS] Duas semanas depois, “Person of Interest” volta para nos lembrar que “Some people the world can’t afford to loose…

Reese já teve direito a dois, Finch (Michael Emerson) teve direito a um, estava na altura de explorar o passado da detective Carter com um flashback. Com ele confirmamos o que vinha no curriculum: que é tão determinada a chegar à verdade na altura como é actualmente.

Eu já vinha a pedir um encontro entre Reese (Jim Caviezel) e Carter à um tempo, pois bem, qual a melhor maneira do que Reese lhe salvar a vida? O sorteio que ninguém quer vencer lançou o número desta semana e a polícia tinha o bilhete vencedor. O primeiro problema para Reese coloca-se mal esta situação é pensada: como manter por perto ao ponto de proteger mas não ao ponto de ser apanhado pela mesma pessoa que quer proteger?

Grande parte do episódio podemos observar o dia-a-dia de Carter (Taraji P. Henson) nas ruas que ela jurou proteger e o quanto ela anda na linha vermelha. Reese é obrigado a espreitar a cada esquina e a estar com trinta olhos, se não quer perder uma futura aliada e, ao que parece, uma das poucas policias honestas da cidade.

Na regra dos três simples da contagem das ameaças, dois eliminados e um para durar. 40 minutos depois sabemos que Carter tem um bom filho e um ex-marido falecido, também militar. Sabemos que o seu primeiro nome é Joss e que é uma mulher dedicada à família e ao seu emprego. Sabemos que era uma interrogadora no exército e o dilema moral que a obrigou a abandonar o serviço. Sabemos que Elias a quer fora do caminho e que vai dar luta. Mas agora ela sabe que tem um aliado, um aliado que esteve sempre lá.

Com um episódio apenas a série conseguiu construir um passado e esclarecer o presente de uma personagem que até agora não tinha tido o destaque merecido. Fê-lo num episódio e fê-lo bem, já tínhamos empatia pela personagem e agora criou-se um verdadeiro elo, ficamos a recear por ela e a esperar que chegue ao fim com vida. Não é isso que se espera da construção de personagens? Carter é o Tenente Jim Gordon de “Person of Interest”… só se evitava era aquela voz à Batman que Resse por vezes tem.

O Melhor: Jim Caviezel em modo “Exterminador Implacável” na garagem.
O Pior: Embora não faça sentido neste momento da história, tive pena por não ser desta que Reese e Carter se conheceram.

Partilha o post do menino no...